Dieta Dukan: método polêmico seguido por Kate Middleton restringe carboidratos e até frutas; nutricionista avalia riscos
Publicado em 8 de novembro de 2024 às 08:03
Por Hernane Freitas | Colaborador TV e celebs
Amante do universo pop e das celebridades em geral. Não vivo sem música e amo escrever sobre astrologia. Entrevistar famosos é comigo mesmo!
Kate Middleton, a Princesa de Gales, segue a Dieta Dukan, um método alimentar dividido em fases e que causa polêmica por excluir carboidratos. Saiba os detalhes e a opinião de uma especialista!
Dieta Dukan: conheça o plano alimentar seguido por Kate Middleton e saiba se é recomendado para a saúde Kate Middleton, esposa do Príncipe William, rouba a cena por sua beleza única Entre os segredos de beleza de Kate Middleton está a dieta Dukan, conhecida por restringir carboidratos Dieta Dukan seguida por Kate Middleton tem quatro fases, cada uma com um propósito diferente O Purepeople conversou com a nutricionista Kate Middleton Viviana Navarro, pós-graduada pela UFRJ e com especialização em Modulação Intestinal
Veja + após o anúncio

Você já ouviu falar da dieta Dukan? Muito além de alguns métodos alimentares polêmicos, como os de Madonna, ou a dieta super restrita que fez Deborah Secco ir parar no hospital após um filme, essa forma de alimentação promete o emagrecimento e é a queridinha de Kate Middleton .

Criada pelo nutricionista Pierre Dukan, a dieta que conquistou a Princesa de Gales, atualmente em tratamento contra um câncer, é composta por quatro fases essenciais, cada um com um propósito diferente. Porém, a restrição de carboidratos é sua principal característica.

Na primeira fase, que dura até 5 dias, são proibidos carboidratos e o foco são em proteínas com baixo teor de gordura, como ovos, peixes e crustáceos, queijo cottage light, carne vermelha [exceto costela], peito de peru e frango. Também são permitidos farelo de aveia e refrigerante zero e o aconselhado é tomar 2 litros de água por dia.

Já a segunda fase, que busca alcançar o peso ideal, a alimentação é feita alternando entre refeições proteicas e legumes e verduras, como repolho, vagem, couve, tomate, pepino, alfaces, acelga, berinjela e abobrinha. Também são permitidos alguns carboidratos, como a batata e arroz, além de milho, ervilha, feijões e grão-de-bico. Essa fase pode ser mais extensa, já que só pode passar para a 3ª quando se atinge o 'peso ideal'.

Na terceira fase da dieta Dukan, os carboidratos e alimentos mais gordurosos são reintroduzidos, mas com uma condição: a pessoa deve multiplicar o número de quilos perdidos por 10 e, assim, saberá quantos dias ainda deve seguir a dieta. Nesta fase, os ingredientes acima, acrescidos de pão integral e frutas (exceto banana, uva e cereja) são permitidos.

A quarta e última fase representa a liberdade. Nela, se pode comer tudo o que deseja, contanto que siga as regras da dieta pelo menos uma vez por semana, guardando um dia para comer apenas proteínas puras, como na 1ª fase. Embora esteja livre, a pessoa não deve comer alimentos fritos e não acrescentar molhos, optando por azeite, sal e ervas.

Dieta Dukan é saudável? Saiba a opinião de nutricionista

O Purepeople conversou com a nutricionista Viviana Navarro, pós-graduada pela UFRJ e com especialização em Modulação Intestinal, que nos deu detalhes preciosos sobre a dieta Dukan seguida por Kate Middleton, seus riscos e contra-indicações. Para a profissional, "a melhor coisa para uma dieta ser sustentada por muito tempo é não ser muito restritiva".

"Essa exclusão total do carboidrato não é benéfica, porque o carboidrato é a nossa primeira fonte de energia. E a proteína ajuda na construção do músculo e também na saciedade. É por isso que as pessoas emagrecem: porque elas vão estar mais saciadas. Mas a proteína, mesmo que magra, tem um pouco de gordura e a gordura também ajuda na saciedade", ressalta Viviana.

Segundo a nutricionista, a faixa etária é um fator importante ao se levar em consideração a Dieta Dukan, uma vez que, se a pessoa emagrece muito rápido, irá perder massa muscular. Desta forma, "ao invés da proteína estar construindo o músculo, ela não vai estar cumprindo esse papel, apenas o da saciedade junto com o consumo de água alto, que também é indicado na dieta".

Dieta de Kate Middleton apresenta restrições não recomendadas

Ainda em nossa entrevista, a nutricionista Viviana Navarro também discordou do método super restritivo da dieta Dukan, que vai além da exclusão dos carboidratos convencionais e se estende a algumas frutas, como a uva e banana, o que a profissional reprova.

Porém, Viviana tem considerações positivas sobre a forma de preparo dos alimentos, que não devem ser fritos: "Isso faz toda a diferença em qualquer tipo de alimentação. Tem que ter cuidado com a forma do preparo, porque a gordura tem 9 calorias a cada grama [número bastante superior ao carboidrato e proteína, ambos com 4 kcal]. Ou seja, o vilão da história é a gordura", opina.

Mas isso não anula o fato da dieta, no geral, não ser recomendada: "Eu acredito em um emagrecimento sustentável, ou seja, aquele que você vai conseguir levar adiante por mais tempo. [...] Devemos escolher boas fontes de carboidratos, e sim as frutas tem carboidrato, assim como alguns vegetais, e não é isso que vai fazer mal para a saúde. Tudo é uma questão de ajuste para as necessidades individuais de cada pessoa".

"A gente não pode se resumir só a carboidrato, proteína e gordura. Também devemos que ver a questão dos minerais, das fibras e vitaminas, que são importantes para a saúde como um todo", ressalta a profissional. "Excluindo as frutas [na dieta Dukan], você vai estar excluindo também as fibras, vitaminas e minerais. Então eu não acho que que seria uma dieta benéfica", garantiu a nutri Viviana Navarro.

Procurar ajuda profissional é a melhor opção

Por fim, Viviana Navarro faz um importante alerta sobre as dietas seguidas por algumas famosas. Por vezes super restritivas, a nutricionista opina que a melhor forma de perder peso é mantendo os bons níveis de saúde, o que deve ser feito com a ajuda de um(a) profissional adequado.

"Eu não sou a favor dessas dietas de moda que famosas seguem, porque devemos analisar cada indivíduo de forma individualizada. Assim, as adaptações em dietas são feitas de forma a visar a perda de peso com qualidade, promovendo uma composição corporal com menos percentual de gordura e mais massa muscular", encerra a nutricionista.

Sobre
Kate Middleton
Kate Middleton
'Antes da tempestade': Câncer de Rei Charles III faz Kate Middleton e Príncipe William anteciparem decisão crucial. Veja!
12 de dezembro de 2024 às 13:05
Todos os itens
Palavras-chave
Principais notícias Famosos Internacionais Dieta Saúde Família Real
Sobre o mesmo tema
Kate Middleton: o significado oculto do vestido roxo usado pela Princesa em Wimbledon, segundo especialista
Kate Middleton: o significado oculto do vestido roxo usado pela Princesa em Wimbledon, segundo especialista
16 de julho de 2024
Kate Middleton tem nova aparição pública anunciada, mas ausência de Príncipe William chama atenção. Entenda!
Kate Middleton tem nova aparição pública anunciada, mas ausência de Príncipe William chama atenção. Entenda!
13 de julho de 2024
Notícias similares
Nem pão francês, nem hambúrguer: a comida favorita de Lilly Colins, de 'Emily em Paris', é fácil de copiar e vai te surpreender
Nem pão francês, nem hambúrguer: a comida favorita de Lilly Colins, de 'Emily em Paris', é fácil de copiar e vai te surpreender
17 de setembro de 2024
Nada de pizza e cereais: dieta que mantém o corpo de Jennifer Lopez aos 55 anos tem peito de frango, azeite e até carne vermelha
Nada de pizza e cereais: dieta que mantém o corpo de Jennifer Lopez aos 55 anos tem peito de frango, azeite e até carne vermelha
24 de outubro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias